Iniciativa congrega expertises do grupo de lideranças empresariais da região e da FIA, instituição de ensino criada na USP, para levar consultorias e soluções técnicas aos setores públicos e privados

O Desenvolve Vale promoveu nesta quinta-feira (18) o lançamento do Desenvolve Vale Educação (DVE), um programa inovador de educação executiva, que nasce de uma parceria do Desenvolve Vale com a FIA Business School.
A apresentação do DVE, no Costa Norte Royal Offices, em São José dos Campos, contou com a presença de representantes do poder público e da iniciativa privada, que acompanharam uma palestra de Carlos Honorato – professor da FIA – sobre as perspectivas econômicas do país e da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a RMVale, para 2026.
Referência internacional, a FIA foi criada em 1980 por professores do Departamento de Administração da USP, e reúne um seleto grupo de coordenadores que desenvolvem projetos de pesquisa e consultoria. Principal think tank da RMVale, o Desenvolve Vale traz a expertise em educação da FIA para ampliar as discussões e as soluções em busca da consolidação de uma região mais forte e competitiva, com eficiência na gestão pública e privada em busca de mais desenvolvimento sustentável e geração de empregos.
Lançamento do DVE
No período da manhã, o DVE foi apresentado para o poder público. Os prefeitos de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD); Taubaté, Sérgio Victor (Novo); e Jacareí, Celso Florêncio (PL), participaram do encontro. À tarde, uma plateia de 30 lideranças empresariais acompanhou a palestra e participou do debate sobre economia.
Após as apresentações de Honorato, que focou na importância de governantes e empresas estarem prontos para se adaptar a novos cenários econômicos e políticos, os prefeitos e empresários fizeram perguntas, debateram caminhos para o desenvolvimento regional e puderam conhecer preliminarmente como vão funcionar as consultorias e soluções customizadas do DVE para ajudar nas transformações complexas e necessárias que as organizações do setor público e privado precisam implantar em busca de eficiência, transparência e resultados.
Os prefeitos de São José, Taubaté e Jacareí destacaram a importância de capacitações dos gestores municipais, em um cenário de dificuldades financeiras, no qual é preciso otimizar os recursos e buscar alternativas para a melhoria da administração. Os empresários, por sua vez, compartilharam experiências e soluções para desafios enfrentados atualmente.
Escola de negócios
Iniciativa de Kiko Sawaya – founder e CEO do Desenvolve Vale – e de André Guadalupe – conselheiro do Desenvolve Vale, cofundador e diretor do Colégio Planck e CEO da AOG Consultoria Educacional Artesanal –, o DVE tem como objetivo oferecer formações sob medida para líderes, unindo conhecimento técnico e reputação de mercado, com a missão de formar líderes preparados para transformar organizações, territórios e realidades.
“Quando começamos a pensar no Desenvolve Vale Educação, procuramos um parceiro à altura e identificamos a FIA como a melhor opção, com uma história de 45 anos. A intenção é levar consultoria e conhecimento para gerar mais eficiência, tanto para o poder público quanto para as empresas”, destacou Sawaya, lembrando do processo de formatação do DVE, que começou após visitas a escolas de negócios nos Estados Unidos.
Para André Guadalupe, que tem 34 anos de atuação na área de educação, o caminho para o desenvolvimento passa pela difusão do conhecimento. “Unindo a representatividade e conexões do Desenvolve Vale com a experiência da FIA, temos a possibilidade de trazer educação executiva de alto nível, para que as pessoas tenham mais conhecimento e acesso a boas práticas para desenvolver soluções para o mercado. Com uma boa cultura e um bom time, resolvemos todos os problemas”, afirmou Guadalupe, que elencou três características necessárias aos líderes: criatividade, capacidade de trabalho em grupo e de resolução de problemas inéditos.
Eduardo Savarese, diretor da FIA, ressaltou os objetivos da parceria com o Desenvolve Vale. “A FIA está investindo em parcerias regionais em locais prósperos, e vem acompanhando a trajetória do Desenvolve. Acredito que um trabalho bem feito precisa de alianças estratégicas, e faltava esse braço forte aqui no Vale do Paraíba, com interesses em comum, para entendermos melhor as necessidades locais, em prol do desenvolvimento. Vejo como como um projeto perene, de longuíssimo prazo”, disse.
Carlos Honorato falou sobre a oportunidade que se abre para os executivos da região. “É preciso ter aquele desconforto positivo de querer inovar, fazer diferente, em um ambiente cada vez mais imprevisível. A FIA tem uma grande tradição e podemos entregar o que sabemos bem, além de customizar soluções de acordo com as necessidades de cada prefeitura ou empresa”, disse o doutor em Administração e MBA em Gestão Empresarial.
Ele também elogiou a atuação do Desenvolve Vale. “Esse grupo tem uma grande capacidade de articulação, e a sociedade civil precisa mesmo se organizar e ser participativa. É isso que faz a diferença nos lugares em que existe progresso”, completou.
Após esse primeiro evento de apresentação do DVE, outras prefeituras e empresas da RMVale terão a oportunidade de conhecer o programa nos próximos meses.
Mais informações: https://dveducacao.com.br/